Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

frentehgut

 

HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DE TABATINGA

HISTÓRICO

 

O Hospital de Guarnição de Tabatinga foi criado pelo Decreto nº 66.510 de 28 de abril de 1970, no município de Benjamin Constant, tendo iniciado suas atividades em 1º de julho do mesmo ano. Foi transferido para a cidade de Tabatinga-AM em 10 de julho de 1982, mas só obteve autonomia administrativa em 1º de janeiro de 1987.

Como Organização Militar de Saúde integrante do Convênio Comando Militar do Amazonas e SUS, passou a atender a população civil em geral e recebeu recursos para ampliar suas instalações, cuja primeira etapa foi inaugurada em 22 de novembro de 1989.

No decorrer de sua existência recebeu duas importantes visitas: o Presidente da República José Sarney, em 11 de outubro de 1985 e em 02 de outubro de 2001, o Presidente Fernando Henrique Cardoso.

No âmbito da assistência médico-hospitalar e operacionalidade, prestou apoio às vítimas do acidente aéreo da companhia aérea TABA ocorrido em 12 de junho de 1982, onde 44 pessoas perderam suas vidas.

Em de fevereiro de 1991 apoiou as nove vítimas da tragédia do Traíra após o ataque das FARC a um destacamento do Exército em solo brasileiro, em que evidenciou-se a atuação do então 1º Tenente Médico Renildo, salvando vidas de jovens militares e que, posteriormente, viria a ser o 19º diretor do Hospital em 2007, já no posto de Coronel Médico.

No ano de 2014 passou a integrar ao Complexo Regulador do Alto Solimões, passando a assumir a nobre missão de atuar como retaguarda de leitos hospitalares para todos os municípios e comunidades da vasta macrorregião do Alto Solimões, função esta a qual exerce com excelência até os dias atuais.

Nesse contexto, cabe ressaltar a sua decisiva atuação no período de 2019 a 2021 onde enfrentou bravamente todas as ondas da pandemia da COVID-19. O Hospital não foi somente a unidade de maior complexidade de pacientes graves, como também auxiliou dividindo seus recursos, insumos e equipamentos com outras unidades hospitalares para que a população pudesse sobreviver a esse trágico período vivenciado mundialmente por todos. Tal passagem na história deste Hospital só reforçou ainda mais a sua importância como o Guardião da Saúde do Alto Solimões.

Atualmente o Hospital de Guarnição de Tabatinga mantém seu importante legado de ajuda humanitária à população civil, indígena, colombiana e peruana, ofertando o maior número de especialistas de profissionais da saúde, cirurgias e meios diagnósticos mais modernos, além de promover ACISOS em diversas localidades distantes, levando a mão amiga aos que mais necessitam.

Todos os fatos aqui listados, apesar de extremo impacto, ainda são um pequeno fragmento de toda a gloriosa história nesses 54 anos de sua existência, marcada por competência, dedicação e profissionalismo, características estas indeléveis do Soldado de Saúde.

SAÚDE, MISSÃO REAL! SELVA!

 

TABATINGA, 26 de abril de 2024

 

RONALDO ROCHA DOS SANTOS - TC

Diretor do Hospital de Guarnição de Tabatinga

 

 
 
 
  
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página